Translate

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Visitação de Nossa Senhora

Visitação de Nossa Senhora (Vatican News)

VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Cardeal Orani João00 Tempesta
Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)

Para encerrar o mês de maio, que é um mês especial para a Igreja, celebramos a memória litúrgica da visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Izabel. O mês de maio é dedicado a Nossa Senhora e às mães, pois nesse além da visitação Dela celebramos Nossa Senhora de Fátima no dia 13, e Nossa Senhora Auxiliadora no dia 24.

Normalmente nesse último dia do mês, as paróquias fazem a coração da imagem de Nossa Senhora, além de realizar a oração do terço. Aqui em nosso regional rezamos o terço pela paz em todas as Dioceses durante este mês com ampla transmissão pelos meios de comunicação. Aproveitemos esse último dia do mês e participemos da Santa Missa e agradeçamos a Nossa Senhora por ter dado o Sim que mudou a história da humanidade.

Nossa Senhora após ter dado o “Sim” a Deus por intermédio do anjo, não guarda para si a alegria daquele momento, mas leva essa boa noticia a Santa Izabel. Nossa Senhora nesse momento faz o que todo o discípulo deve fazer, por isso, Ela é a primeira discipula, Ela vai anunciar a Santa Izabel a alegria de servir a Deus.

Esse encontro entre Izabel e Nossa Senhora é o encontro da antiga e da nova aliança, ou seja, o filho que Izabel estava esperando em seu ventre que era João Batista, seria o precursor e a ponte entre que fecharia o Antigo Testamento e abriria o Novo Testamento com a chegada de Jesus.

João Batista, pregava um batismo de conversão dos pecados e preparava todo o povo de Israel para a chegada do Messias. Ele era um grande profeta que denunciava as injustiças e anunciava a verdade que vem de Deus.

O encontro entre Nossa Senhora e Santa Izabel é realização de duas grandes promessas, ou seja, as duas foram agraciadas por Deus. Nossa Senhora, a menina escolhida para gerar o Filho de Deus e Santa Izabel concebe em idade avançada, quando já nem se imaginava que ficaria grávida. Por isso, Nossa Senhora vai ao encontro de sua prima e fica seis meses com ela, pois precisava dividir com ela essa alegria e a maravilha que Deus estava fazendo na vida delas e de todo o povo de Israel.

Esse encontro muda completamente a vida de Santa Izabel e do menino que estava em seu ventre. Maria transmite a força do Espírito Santo à Santa Izabel e consequentemente ao menino que estava em seu ventre. Ao receber o anúncio do anjo, Nossa Senhora é agraciada com a força do Espírito Santo e por meio desse mesmo Espírito gera Jesus em seu ventre. Ao visitar Santa Izabel, Nossa Senhora transmite a força desse Espírito Santo para ela e para o menino que estava em seu ventre, para que pudesse cumprir a missão confiada por Deus de ser o precursor da vinda do Messias.

João é escolhido por Deus desde o ventre materno e já nasce cheio do Espírito Santo e com a missão profética aqui na terra. Izabel, após receber a saudação de Maria sente a criança pular dentro do seu ventre, era a ação do Espírito Santo agindo naquele momento. Nesse momento, além do encontro das mães, ou seja, Maria e Izabel, acontece o encontro dos filhos dentro do ventre de suas mães. Anos mais tarde, eles se encontraram pessoalmente, onde João Batista estava cumprindo a sua missão de profeta e batizando aqueles que desejavam e Jesus se deixa batizar por João para iniciar a sua vida pública.

Que cada um de nós possa ser como os quatro personagens dessa festa de hoje. Primeiro ser como Nossa Senhora, que leva a diante a boa nova do Evangelho, ser como João Batista, profetas nos dias de hoje, pregando a conversão dos pecados, ser como Jesus transmitindo o dom do Espírito Santo aos outros. E ainda, sermos a exemplo de Isabel, que se alegrou com a visita de Maria e de Jesus, que estava em seu ventre, nos alegrando todas as vezes que recebermos Jesus na Eucaristia.

Nessa festa da visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel, Ela proclama o cântico do Magnificat, que é a expressão de amor e do agradecimento de Nossa Senhora à Deus. Ela agradece o que Deus fez em favor de seu povo e expressa a grande alegria por ter sido escolhida dentre tantas moças de seu tempo para gerar o Filho de Deus. “Porque olhou para sua pobre serva, por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações” (Lucas 1,48). Através do sim de Maria, Deus escolheu não salvar somente Israel, mas toda a humanidade e todo aquele que queira buscar o Senhor de coração sincero.

Através da encarnação do Verbo, Deus sela a aliança com a humanidade, sobretudo com a morte de Cruz. Essa aliança continua após a ressurreição de Jesus e é selada de uma vez por todas em Pentecostes, com o envio do Espírito Santo. Ou seja, o Espírito Santo está presente no mundo desde antes da encarnação de Jesus, o acompanha em sua vida pública, e está presente até hoje a partir de Pentecostes.

Após o anúncio do anjo, Nossa Senhora se abre à necessidade do próximo, por isso Ela não vai apenas visitar Isabel, mas vai ajudar em suas necessidades. Através do amor que Deus tem por nós nos abrimos ao amor do próximo. Essa é a missão do discípulo de Cristo, levar a Palavra de Deus adiante e ajudar o próximo em suas necessidades. Olhemos para aqueles que mais sofrem, para os que precisam de ajuda em nossa comunidade, bairro e nos centros das cidades. Podemos ajudar doando alimentos aos mais necessitados em nossas comunidades e ainda, se tivermos condições ajudar financeiramente aos mais necessitados, sobretudo agora ajudando as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul que perderam tudo o que tinham.

Celebremos com alegria a festa da visitação de Nossa Senhora a Santa Izabel, e aprendamos a exemplo de Maria a sermos pequenos e humildes diante de Deus e a olharmos as necessidades do próximo.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF