Translate

sexta-feira, 14 de junho de 2024

A distinção entre Criador e criatura (2)

Nesta página, alguns detalhes da Última Ceia, Andrea del Sarto, Museo del Cenacolo di San Salvi, Florença | 30Giorni

Arquivo 30Dias – 06/2003

Sessenta anos depois de Mystici Corporis

A distinção entre Criador e criatura

Sessenta anos depois de Mystici Corporis. A relevância da encíclica de Pio XII que condena “o falso misticismo, que falsifica a Sagrada Escritura, procurando eliminar as fronteiras invariáveis ​​entre as coisas criadas e o Criador”.

por Lorenzo Cappelletti

Atração da graça e abertura ecumênica

Se, portanto, na questão fundamental colocada por Gröber, Roma locuta est no sentido que ele queria, condenando como contrária à fé católica a indistinção entre Criador e criatura, entre Cristo e o cristão, e as consequências da moralidade desta indistinção, a Mystici Corporis distancia-se, no entanto, das análises e propostas próprias e alheias, pois por um lado evita acusar o protestantismo de ser a fonte dos males reclamados, por outro não propõe um retorno puro e simples à doutrina da societas perfecta .

 Com mais visão, a encíclica talvez já sinta que a deriva protestante é apenas uma etapa, e nem mesmo obrigatória, rumo à fusão que é ao mesmo tempo muito antiga e muito moderna do eu e de Deus e compreende que agora não o é. apenas reivindicando (em última análise numa função antiprotestante) a natureza da societas perfecta da Igreja, isto é, a sua autossuficiencia para atingir os seus próprios objetivos, o que oferece a contribuição decisiva para a realização efetiva desses objetivos .

Não é por acaso, deste ponto de vista, que a encíclica abre e termina apelando à beleza e ao poder de atração como aquilo que distingue a pertença a Cristo e à Igreja. Por isso se expõe a doutrina do Corpo Místico (escreve o Papa no n. 11), «para que a beleza da Igreja brilhe com nova glória, para que o conhecimento da nobreza singular e sobrenatural dos fiéis unidos no Corpo de Cristo com sua Cabeça pode se espalhar».

Graças à tempestade da guerra, isso pode ser sentido no Mystici Corporis até mesmo uma certa inspiração ecumênica. No início (n.5): «Confiamos que nem mesmo aqueles que estão fora do ventre da Igreja Católica acharão ingratas ou inúteis as verdades que vamos expor sobre o Corpo místico de Cristo. E isto não só porque a sua benevolência para com a Igreja parece aumentar dia após dia, mas também porque eles próprios, enquanto observam as nações levantando-se contra as nações e os reinos levantando-se contra os reinos, e a discórdia, a inveja e as razões para o ódio, se então virarem a sua olharem para a Igreja e considerarem a sua unidade de origem divina (em virtude da qual todos os homens de todas as raças estão unidos por um vínculo fraterno com Cristo), então serão certamente obrigados a admirar esta grande família alimentada pelo amor, e com a inspiração e com a ajuda da graça divina, são atraídos a participar da mesma unidade e caridade”.

A abertura ecuménica regressa no final da encíclica (n.95): «A Esposa de Cristo é única, e esta é a Igreja: mas o amor do Esposo divino tem tal amplitude que, sem excluir ninguém, na sua Esposa é abrange toda a raça humana. Na verdade, a causa pela qual o nosso Salvador derramou o seu sangue foi precisamente para reconciliar todos os homens com Deus na cruz”. Portanto, «mesmo nos outros homens, embora ainda não unidos a nós no Corpo da Igreja, reconhecemos irmãos de Cristo segundo a carne, chamados conosco à mesma salvação eterna».

Se há nostalgia em nós, não é tanto pela doutrina substancial da Mystici Corporis , gostaríamos de dizer paradoxalmente, mas por estas alusões respeitosas ao mesmo tempo à liberdade humana e à gratuidade da graça divina: «Para que todos os desorientados possam ingressar o quanto antes no rebanho único de Jesus Cristo, declaramos que é absolutamente necessário que isso seja feito de livre e espontânea vontade, não podendo acreditar senão quem o quiser", escreve Pio XII citando Agostinho. «Portanto, se alguns incrédulos são de fato obrigados a entrar no edifício da Igreja, a aproximar-se do altar, a receber os sacramentos, estes sem dúvida não se tornam verdadeiros cristãos, pois a fé sem a qual é impossível agradar a Deus deve seja a livre submissão do intelecto e da vontade. [...] E como os homens gozam de livre arbítrio e podem também, sob o impulso das perturbações da alma e das paixões perversas, abusar da própria liberdade, é necessário, portanto, que sejam efetivamente atraídos para a verdade do Pai da iluminação através do obra do Espírito de seu Filho amado" (n. 103).

Para “entregar-se”, como escreve o Papa, “aos impulsos internos da graça divina” (n. 102), basta rezar. E, nisso, longe e perto estão unidos. Com efeito, «se infelizmente muitos ainda se afastam da verdade católica, é porque nem eles nem os fiéis cristãos elevam orações mais fervorosas a Deus com este propósito» (n. 104).

Do “cristão como Cristo” ao “Eu sou você”

Cardeal Ratzinger, num livro recentemente publicado pela Herder com o título Glaube, Wahrheit, Toleranz. Das Christentum und die Weltreligionen (que será publicado em italiano pela Cantagalli), que reúne suas intervenções sobre os temas da fé, das religiões, das culturas e da verdade, escolhe como fio condutor de todo o volume a comparação entre a fé monoteísta, ou melhor, a compreensão de Deus como pessoa e um misticismo que, em última análise, identifica Deus e eu.

Tomaremos algumas citações do primeiro capítulo e de um “interlúdio” que o segue. «Em última análise, trata-se de ver se o divino é Deus, alguém que está diante de nós - para que o termo último da religião seja a relação, o amor que se torna unidade ("Deus tudo em todos": 1Cor 15, 28), mas que não elimina o fato de que eu e você estamos um diante do outro - ou se o divino está além da pessoa e o objetivo final é unir-se e dissolver-se no Um-todo."

Naturalmente, explica Ratzinger, por misticismo não devemos entender "aquela forma de piedade religiosa que também pode ser encontrada na ordem de pertença à fé cristã", mas aquela experiência de indistinção "na última etapa da qual o místico não mais diga ao seu Deus: “Eu sou seu”, mas “Eu sou você”. A distinção é relegada à esfera do provisório, a fase definitiva é a fusão, a unidade.”

Aqui reaparece, com uma fórmula diferente, “o cristão como Cristo” visado pela Mystici Corporis . Estamos no meio do mesmo problema: a interpretação mística enganosa do Cristianismo.
Os dois caminhos, porém, diferem radicalmente: «Na mística há o primado da interioridade, a absolutização da experiência espiritual. [...] Não existe ação de Deus, mas existe apenas a mística do homem, o caminho dos diferentes graus de união.”

Ao longo do caminho monoteísta - que exerce plenamente os seus efeitos no Cristianismo (mas a cadeia delineada por Ratzinger é mais ampla: "surgiu em Israel pela força de uma revolução" e "das raízes de Israel no Cristianismo e no Islão") - «o que é decisivo não é a experiência espiritual pessoal, mas o chamado divino. Então, todos aqueles que reconhecem esta vocação estarão, em última instância, na mesma condição”.

Isto pode ser difícil de aceitar para a concepção moderna de religião, como foi para os Padres, começando com Agostinho. Ele, «que descobriu a beleza da verdade no Hortênsio de Cícero e aprendeu a amá-la, achou a Bíblia, depois de tomá-la nas mãos, indigna da tulliana dignitas». Com efeito, «perante a sublimidade do pensamento místico, os protagonistas da história da fé parecem ter os pés no chão. [...] Visto da perspectiva da história das religiões, Abraão, Isaque, Jacó não são verdadeiramente grandes personalidades religiosas. Mas este escândalo não deve ser subestimado porque é precisamente através dele que somos conduzidos «àquilo que é particular e único no seu género que pertence à revelação bíblica. [...] Não se trata principalmente da descoberta de uma verdade, mas da ação do próprio Deus na história. [...] Na verdade aqui, ao contrário do misticismo, é Deus quem trabalha, e é Ele quem dá a salvação ao homem”. E Ratzinger continua citando Daniélou: «Para o sincretismo, as almas salvas são aquelas capazes de interioridade, qualquer que seja a religião a que pertençam. Para o cristianismo, quem crê está seguro, qualquer que seja o seu nível de interioridade. Uma criança pequena, um trabalhador oprimido pelo trabalho, se acreditam, são superiores aos maiores ascetas.”

Interessante também é o caminho sugerido por Ratzinger como uma possível superação do pântano do sincretismo. Além da honestidade, do respeito e da paciência necessários em qualquer diálogo, é um jogo de alianças que pode favorecer a fuga da distorção mística do cristianismo. Ou seja, o cristão deve ser capaz de estabelecer uma aliança com a racionalidade secular moderna, tal como, “no tempo da Igreja antiga, o Cristianismo foi capaz de se ligar bastante estreitamente às forças do Iluminismo”.
Ideias claras e distintas.

 Fonte: https://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF