Translate

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Missa com Rito de Investidura dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística

Celebração Eucarística no último sábado (22/06), no Santuário Menino Jesus, localizado em Brazlândia DF (arqbrasilia)

Missa com Rito de Investidura dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística da Arquidiocese de Brasília

695 leigos, que foram indicados por seus párocos, receberam a Investidura e tornaram-se Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE) da Arquidiocese de Brasília, durante a Celebração Eucarística, no último sábado (22/06), no Santuário Menino Jesus, localizado em Brazlândia.

  • junho 25, 2024

A Santa Missa foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, concelebrada por Dom Antonio de Marcos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília e Referencial dos MESCE, pelo padre Paulinho, Diretor Espiritual dos MESCE, e por diversos padres da Arquidiocese. Durante a homilia, o Cardeal frisou a importância do trabalho realizado pelos Ministros na Santa Igreja.

“Servir, amadas e amados de Deus, não é humilhação, servir é colocar a nossa liberdade à disposição de Deus, em uma atitude de amor. Esse é o verdadeiro sentido da nossa vida, amar e servir. Quem ama serve, quem ama sai de si. O Ministro da Eucaristia é aquele(a) que na vida da Comunidade vai buscar ser dom, distribuindo a Eucaristia para os irmãos, levando a Eucaristia para as pessoas que já participaram da vida da Comunidade, mas que se encontram doentes. A igreja vai ao encontro dessas pessoas, alimentando-as com a Palavra e alimentando com a Eucaristia. Esse é o sentido do Ministério de vocês”, ressaltou o Cardeal.

Dom Paulo salientou ainda que “Cristo deve fazer a diferença na vida do Ministro, na sua capacidade de amar, na capacidade de se relacionar com os outros. Não posso ser Ministro da Eucaristia e viver falando mal dos outros. Não posso ser Ministro e não ser um homem e uma mulher de caridade na minha vida. A Eucaristia vai verdadeiramente plasmando a vida do Ministro”.

Os Ministros que receberam a Investidura são oriundos dos quatro Vicariatos da Arquidiocese de Brasília. Pela primeira vez, o grupo de MESCE recebeu a Formação Inicial on-line da Fateo, tendo como formadores o padre Paulo Alves e o padre Anderson. No 2° semestre deste ano, a Arquidiocese de Brasília contará com mais uma cerimônia de Investidura de novos Ministros.

Dom Antonio de Marcos fez um pedido especial aos novos Ministros, destacando que: “Vocês tocam o que é mais sagrado na vida da Igreja. A Eucaristia é o centro da vida Cristã. Três coisas que eu gostaria que vocês gravassem e deixassem no coração: 1 – Vida de Oração, de intimidade diária com o Senhor, e Adoração a Jesus Eucarístico, sempre pedindo por sabedoria; 2- Disponibilidade em servir, não façam corpo mole para levar a comunhão aos enfermos; 3 – Santidade, busquem sempre a reconciliação através do Sacramento da Penitência. Seguindo essas três coisas irão viver plenamente esse Ministério à frente do Senhor e à frente da comunidade”, frisou.

 Fonte: https://arqbrasilia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF