Translate

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Santa Florentina de Cartagena

Nanosanchez - Domínio público
20 de junho
Santa Florentina de Cartagena
Por Sandra Ferrer – publicada em 04/07/19

São Leandro criaria para sua irmã uma regra conhecida como Regra de São Leandro ou Sobre a instituição das virgens e o desprezo pelo mundo.

Durante a Idade Média, muitos mosteiros femininos foram fundados em toda a Europa. A grande maioria adaptou as regras monásticas masculinas, exceto algumas em que foram aplicadas regras escritas especificamente para eles. Foi o caso da regra criada por São Leandro de Sevilha para sua irmã, Santa Florentina de Cartagena.

Muitos fatos importantes sobre a biografia de Santa Florentina são desconhecidos, mas a sua história é importante devido ao legado monástico que deixou na Espanha visigótica no século VI. Filha de uma das muitas famílias católicas de origem hispânica romana, era a terceira de cinco irmãos. Com exceção de Teodósia, São Leandro, São Isidoro e São Fulgêncio são conhecidos, junto com Santa Florentina, como os Quatro Santos de Cartagena. Nesta cidade nasceram e cresceram na fé católica, a maioria naquela Espanha visigótica governada por uma monarquia ariana.

Em época indeterminada, a família mudou-se para viver em Sevilha, onde Leandro e Isidoro seguiriam carreira eclesiástica até ocuparem o cargo de arcebispo enquanto Fulgêncio era bispo de diversas cidades. Florentina decidiu abraçar a vida monástica, muito provavelmente num convento em Écija. Seu irmão Leandro escreveu para ela e para as freiras de sua comunidade uma regra conhecida como Regra de São Leandro ou Sobre a instituição das virgens e o desprezo pelo mundo . O texto foi escrito por volta de 580, quase uma década antes de o rei visigodo Recaredo abjurar o arianismo e adotar o catolicismo no Terceiro Concílio de Toledo.

No texto de São Leandro, ele exortou sua irmã e todas as mulheres piedosas de seu convento a buscarem a virtude na virgindade e a cuidarem umas das outras, tentando “aliviar a irmã doente com cuidado e atenção delicada”. Ao longo de seu período, seu irmão lhe deu algumas orientações para seguir no dia a dia, como manter-se afastada do mundo secular e, portanto, de pessoas que não fossem religiosas, além de evitar comportamentos inadequados. Ser piedosa, não caluniar ou afastar-se do orgulho, ser paciente e humilde são algumas das instruções que São Leandro lhe deu: “A insolência e o orgulho de uma virgem são grandes loucuras, para que a raiva e o orgulho venham a corromper o seu espírito”. .

São Leandro aludiu a questões mais mundanas como o vestuário, o banho ou a austeridade no comer e beber. Suas horas deveriam ser dedicadas à leitura e à oração: “A leitura deve ser assídua e a oração contínua. Suas horas e tarefas devem ser distribuídas de modo que a leitura seja seguida de oração, e a oração seja seguida de leitura”.

Sobre a instituição das virgens e o desprezo pelo mundo , é um testemunho único da vida monástica feminina na Idade Média em que podemos vislumbrar como era a vida daquelas freiras que, como Florentina, se distanciaram do mundo para dedicar suas vidas a Bye Bye.

Segundo muitos historiadores, Santa Florentina foi uma mulher culta, devota e dedicada à vida religiosa, que foi nomeada abadessa e fundou vários mosteiros. Elevada aos altares, a festa de Santa Florentina é celebrada no dia 20 de junho. Suas relíquias estão espalhadas por várias igrejas e catedrais da Espanha.

Fonte: https://es.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF