Translate

sábado, 20 de julho de 2024

«A Igreja é uma comunhão»

A Trindade , Andrei Rublëv, do Mosteiro da Trindade de São Sérgio, Galeria Tretyakov, Moscou | 30Giorni

«A Igreja é uma comunhão»

Quando nós, cristãos, dizemos comunhão, designamos antes de tudo o mistério da comunhão, que é a própria vida da Trindade. E dizemos também que nesta comunhão participamos do corpo e do sangue de Cristo. Uma contribuição do prior da comunidade monástica de Bose.

por Enzo Bianchi

Enzo Bianchi [© Contrasto] | 30Giorni

No oficial relatório final do Sínodo dos Bispos de 1985 foi dito que “a ideia central e fundamental nos documentos do Concílio Vaticano II deve ser identificada na eclesiologia da comunhão ”, e esta observação é agora amplamente partilhada na Igreja Católica. : podemos dizer que houve muitas contribuições teológicas sobre o assunto, entre as quais as de Jean Jérôme Hamer, Jean-Marie Roger Tillard, Ioannis Zizioulas, Walter Kasper parecem decisivas...

Mas uma teologia autêntica é capaz de gerar também uma espiritualidade ou melhor, uma teologia autêntica é sempre espiritual, pneumática, isto é, capaz de impactar a vida e a experiência interior do cristão e da comunidade. Por outro lado, a palavra koinonía no Novo Testamento indica antes de tudo a vida da Igreja nascida da descida do Espírito Santo, aquela vida " epì tò autò " ( Atos 2, 44), perseverante na didaché apostólica , na fração do pão, na oração. A palavra koinonía resume as perseveranças essenciais da Igreja nascente e dá-lhe um rosto, de modo que a Igreja é a epiphàneia da koinonía trinitária, uma koinonía participada na dinâmica do Espírito Santo através da comunhão apostólica (ver 1 João 1, 3.6) , uma koinonía que é cumprimento da salvação anunciada pelo Evangelho.

Quando nós, cristãos, dizemos comunhão, designamos antes de tudo o mistério eterno da comunhão que é a própria vida de Deus, mas também dizemos - já que somos syn-koinonòi , coparticipantes (ver Fl 1,7; Ap 1,9). ) - que participemos nesta comunhão no corpo de Cristo, no sangue de Cristo: koinonia é portanto a “essência”, não a “nota” da Igreja. E se a vida do cristão e da Igreja é vida segundo o Espírito Santo, isto é, proveniente do Espírito, e vida em Cristo, então a espiritualidade só pode ser uma espiritualidade de comunhão. Por outras palavras: a vida do cristão e da Igreja deve ser moldada pela comunhão, que não é opcional, não é uma descoberta recente da teologia, mas uma realidade constitutiva.

 Koinonia é forma Ecclesiae! Certamente, a comunhão dos cristãos entre si e com Deus na peregrinação da Igreja rumo ao Reino será sempre frágil, continuamente posta à prova e muitas vezes até contradita; será uma comunhão que tende a ser plena, mas que nunca o será, exceto no Reino eterno. Além disso, vemos que ela está ferida, ofendida, já na Igreja primitiva, como nos testemunha o Novo Testamento (cf.1Jo 2, 18; 3Jo 9-10…); no entanto, tanto então como agora, na Igreja é salvaguardada e perseguida a vontade de Deus que exige incessantemente a realização da comunhão visível do corpo de Cristo, sendo um ( en èinai ) como o Pai e o Filho são um ( Jo 17 , 11 ).

Contudo, devemos perguntar-nos: os cristãos estão conscientes desta necessidade radical da comunhão como forma da sua vida e da vida eclesial? A este respeito, parece-me importante que no Novo millennio ineunte o Papa João Paulo II tenha conseguido não só indicar a força da koinonía , mas apelou a uma espiritualidade de comunhão , especificando-a nas suas manifestações e realizações e retomando o léxico caro aos Padres medievais que falavam da comunidade cristã como “casa de comunhão”, portanto capaz de ser “escola de comunhão” ( Novo millennio ineunte 43). Sim, porque a eclesiologia de comunhão deve materializar-se em instrumentos e estruturas! Mas isto só é possível e autêntico se se segue um caminho espiritual , só se se consegue estabelecer uma espiritualidade de comunhão no tecido quotidiano das Igrejas.

E na sua carta apostólica João Paulo II delineia esta espiritualidade: deve ser contemplada antes de tudo no mistério da Trindade de Deus que vive em nós e faz de nós cristãos a sua morada. Trata-se portanto, diz João Paulo II, de fazer nascer e desenvolver a capacidade de sentir o irmão na fé (mesmo o irmão com quem a comunhão não é plena) como membro do corpo de Cristo, um irmão meu, com quem deve haver conhecimento e partilha mútuos. No espaço cristão, de fato, o outro não é “inferno” (como afirmou Jean-Paul Sartre), mas é “dom de Deus”, “presente para mim”; é o que me falta e o que me revela a minha insuficiência.

Não, não é possível ser cristão e não só não querer a unidade, mas não fazer todo o possível pela comunhão. Quem age e vive para a comunhão com Cristo não pode, simultaneamente, deixar de agir e viver para a reconciliação e a comunhão com os seus irmãos, membros do seu próprio corpo. A estas indicações que o Novo millennio ineunte nos deixou gostaria de acrescentar algumas urgências para uma espiritualidade de comunhão verdadeiramente inspirada na Ecclesiae primitivae forma . Em primeiro lugar, a necessidade de a comunhão ser plural . Nunca esqueçamos que a pluralidade e a diversidade são atestadas pelos e nos escritos fundadores da nossa fé. Do único Senhor Jesus Cristo – “o mesmo ontem, hoje e eternamente” ( Hb. 13, 8) – foram-nos dados quatro Evangelhos, ou seja, quatro anúncios diferentes, porque não é a fixidez de um livro, de um escrito, mas sim o dinamismo do Espírito Santo que está na origem do cristianismo. Desde o início houve uma pluralidade de expressões bíblicas, de eclesiologias, de concepções cristológicas, de práticas litúrgicas, de testemunhos e formas de missio , de acentos espirituais... Esta pluralidade - que reflete a policromia, a sophia multicolorida de Deus (cf. Ef 3, 10) e a inesgotabilidade do mistério de Cristo acolhido nas diferentes culturas - é uma riqueza de dons, mas é também a negação de todo o fundamentalismo e de todo o fundamentalismo cristão.

Sim, se a diversidade for acolhida como um dom e não for considerada uma anomalia, se a Igreja “ católica ” souber acolher a particularidade das Igrejas locais, se souber agradecer pelas riquezas e pelos tesouros que são trazidos ao pelas diversas culturas e tradições, e consegue realizar o intercâmbio destas riquezas entre as Igrejas particulares, então torna-se verdadeiramente a Igreja na qual brilha «a multiforme sabedoria de Deus» ( Ef 3,10), «a multiforme graça de Deus" ( 1Pd 4, 10).

Por outro lado, a teologia, a liturgia, a espiritualidade e o direito não podem ser desenvolvidos e conhecidos apenas a partir de um único centro, mas devem ser laboratórios nos quais se reúnem os contributos da experiência das diferentes Igrejas locais: vividos, partilhados e também corretos no diálogo e comparação entre as Igrejas, animadas pelo Espírito de comunhão.

É claro que aqui também surge um problema significativo: existe um limite para a diversidade, que conhecemos como riqueza, mas às vezes também como uma possível tentação que leva à divisão, à oposição mútua? Uma questão delicada – reconhece o Metropolita Zizioulas – que diz respeito sobretudo ao problema ecuménico. E declara sabiamente que “a condição mais importante da diversidade é que ela não destrua a unidade”. Esta é, aliás, a aplicação eclesial da paranésia paulina sobre a unidade do corpo, sobre a possibilidade de escandalizar um membro, sobre a caridade que deve sempre prevalecer: a relação “um-muitos”, “unidade-diversidade” é sempre ser vivida na obediência do único corpo e da diversidade dos dons do Espírito Santo (não há vida “ en Christò ” sem a koinonía do Espírito Santo). Para usar a linguagem de São Máximo, o Confessor, a “diferença” ( diaphorìa ) é positiva, mas nunca deve tornar-se “divisão” ( diàiresis ).

Certamente – deve ser reiterado com força – esta suposição de diversidade e alteridade não abre espaço para o relativismo se for aceito que em cada encontro e confronto, Jesus Cristo, o Kyrios , reina como o terceiro salvador . É ele, o Kyrios , que une ao mesmo tempo que distingue, que une ao mesmo tempo que personaliza, que conduz todos para o Reino vindouro. E nesta espiritualidade de comunhão o reconhecimento de Kyrios lembra e garante que a diversidade dos dons se faz também na oração : oração uns pelos outros, oração comum, verdadeira epiclese de uma única Eucaristia. É na oração que trazemos tudo o que somos e também tudo o que ainda não somos, mas que devemos nos tornar conforme a vontade e o chamado do Senhor.

A oração que devemos fazer com insistência é que o Senhor nos permita viver esta comunhão plural, para que a descrição do corpo eclesial que nos foi deixada por Anselmo de Havelberg (século XII) nos seus Diálogos encontre autêntica realização :

Unum corpus Ecclesiae,
quod Spiritu Sancto vivificatur ,
regitur et gubernatur…
unum corpus Ecclesiae un Spiritu Sancto vivificari…
sempre unum una fide, sed multiformiter distintosum
multiplici vivendi varietate (Diálogos)

Arquivo 30Dias – 08/09 - 2010

Fonte: http://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF