Translate

domingo, 21 de julho de 2024

Acolha o Senhor que te procura

Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro (cancaonova)

ACOLHA O SENHOR QUE TE PROCURA 

Dom José Gislon
Bispo de Caxias do Sul (RS)

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Na vida todos nós temos compromissos, projetos, amigos e sonhos que gostaríamos de ver realizados. Mas a vida também é feita de um dia após o outro, e é nessa pequena fração do dia, que se renova a cada manhã, que a vida vai acontecendo com todas as conquistas, dissabores e glórias. Mas nenhuma vida será completa sem a presença dos outros, porque é no encontro com os outros, que nós aprendemos a valorizar o que temos de bom e a corrigir aquilo que nos prejudica no relacionamento com Deus e com os irmãos. 

Como cristãos, devemos renovar a nossa adesão ao Evangelho, no seguimento do Mestre, a cada manhã, a cada momento, como os primeiros discípulos às margens do mar da Galileia. Precisamos compreender, a cada dia, que seguir o Mestre é descobrir ou encontrar nos outros a imagem do amor de Deus, tendo presente que, se na vida não buscarmos o Deus de Jesus Cristo, será impossível anunciarmos um Deus misericordioso e fiel a todas as pessoas que encontrarmos.  

Viver o discipulado é ser um peregrino que está sempre em busca da estrada que leva ao encontro do Mestre. E quando o encontra, não deixa de caminhar com ele, porque sabe que Ele é o caminho, a verdade e a vida que conduz ao Pai. Por isso, é importante esse começar a cada dia, contando com a graça de Deus. Quando fecho o meu coração, numa vida de autossuficiência, como cristão perfeito, que não precisa mais ouvir a palavra de Deus nem participar dos sacramentos ou da vida da comunidade, é um sinal de que não sou mais discípulo, e preciso colocar-me novamente a caminho, para encontrar e acolher Jesus como Senhor da minha vida. 

No tempo e na história, o Senhor Jesus continua visitando a humanidade, passando pelos nossos caminhos, visitando cada pessoa, pedindo hospitalidade no seu coração, na sua vida, na sua família. Talvez você ande tão ocupado, com tantos afazeres, que não tenha tempo para acolher o Senhor, para escutar o que Ele tem a dizer, no silêncio do seu coração, ou não tenha tempo para falar com Ele.  

O Senhor Jesus se faz presente na vida de cada um de nós, mas é preciso que tenhamos a capacidade de discernir esse momento e de reconhecer a sua presença. Ele passa pela nossa vida e bate com insistência à porta do nosso coração pedindo hospitalidade, mas, talvez com o passar do tempo, as tantas ocupações do mundo acabaram apagando do nosso coração a sensibilidade de discernir a voz do Senhor, que pede para ser acolhido. Quando é acolhido, o Senhor enche de vida nova o nosso ser, e a sua luz ilumina o nosso caminho no silêncio, assim como a terra silenciosa acolhe a semente, dá força, nutre e dá estabilidade interior às plantas.

 Fonte: https://www.cnbb.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF