Translate

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

CRISTANDADE: As palavras de espanto (1)

A cura do cego de nascença, Duccio di Buoninsegna, National Gallery, Londres.| 30Giorni

As palavras de espanto

O Evangelho de Marcos parece não ter uma cristologia “robusta e bem definida”. Monsenhor Settimio Cipriani mostra, ao contrário, que ela se expressa através de perguntas e termos que expressam espanto, mais numerosos aqui do que em todos os outros Sinópticos.

por Lorenzo Cappelletti

Quando você envelhece, não espera ser surpreendido. Tanto mais inusitado é que, no final da sua atividade docente, um sacerdote, aliás exegeta, habituado "profissionalmente" ao tratamento da Escritura, tenha pensado em dedicar a sua última lectio magistralis à "Cristologia do 'espanto' no Evangelho". de Marcos". Foi o que fez Monsenhor Settimio Cipriani, da Faculdade Teológica do Sul da Itália, em Nápoles. (Também no Norte, outro antigo exegeta, o cardeal Martini, comentando outro evangelista, Lucas, quis partir do mesmo termo, na carta pastoral de 2001-2002 à sua diocese “Pela tua palavra ( Lc 5,5)”: «Nós temos certeza de que o Senhor ainda poderá nos surpreender com sua fidelidade e suas surpresas”.

O tema de uma palestra de despedida, não sendo nem um pouco constrangido, além de reunir a síntese desenvolvida ao longo de toda uma vida de pesquisa, expressa livremente a sensibilidade atual de um estudioso. Quando se trata de um estudioso de autoridade como Monsenhor Cipriani, vale a pena prestar atenção: «É do espanto que a fé nasce ou pode nascer; e a fé, por sua vez, gera um espanto cada vez maior, porque nos introduz no mistério ilimitado do amor de Deus para conosco, que nos foi revelado em Cristo, nosso Senhor» (p. 26). Palavras finais (resumo da síntese, poderíamos dizer) de sua lição, recentemente publicada no volume único do ano 2000 (as revistas - como bem sabemos em 30Giorni - nem sempre saem quando gostaríamos) de Asprenas , revista que escreveu mesmo direto, conforme ordem dada pelo autor. Todas as citações se referirão a este volume.

A essência da cristologia de Marco

Monsenhor Cipriani começa explicando o título escolhido, porque sabe que poderia ser excêntrico do ponto de vista cristológico. Na verdade, não são poucos os estudiosos que acreditam «que Marcos não tem uma cristologia robusta e bem definida [...] pois foi o primeiro a recolher as diversas e nem sempre coerentes tradições sobre Jesus» (p. 5). Cipriani não nega esse caráter do Evangelho de Marcos, mas também acredita - e os estudos mais recentes demonstram isso - que Marcos, um "narrador muito habilidoso" (p. 6), não "montou de forma desorganizada o material encontrado entre mãos " (p. 7) e que, portanto, a sua cristologia deve ser procurada nos recursos linguísticos e na própria estrutura narrativa do seu Evangelho. Na realidade «todo o Evangelho de Marcos visa descobrir “quem” Jesus realmente é» ( ibidem ). Cipriani destaca a força desta fraca cristologia do espanto: «Esta é também uma forma de fazer “cristologia” característica e exclusiva de Marcos. Alguns podem até chamar isso de cristologia “baixa”; preferimos chamá-la simplesmente de cristologia, porque na verdade ela nos leva de alguma forma ao reconhecimento, ou pelo menos à suspeita, de que em Jesus Deus está verdadeiramente presente e ativo" ( ibidem ).

Na verdade, desde o início, a imposição do segredo da sua messianidade por Jesus aos demônios, aos milagreiros e até mesmo aos apóstolos levanta continuamente a questão de quem ele é. É “como a essência de sua cristologia, feita de surpresa, espanto, espanto” (p. 16), diz Cipriani. A própria confissão de Pedro: “Tu és o Cristo” ( Mc 8,29), que marca o divisor de águas do “Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus” ( Mc.1,1), não esgota o seu mistério. Com efeito, é relançada pelo anúncio da paixão e pela repreensão que se segue ao raciocínio de Pedro «não segundo Deus, mas segundo os homens» ( Mc 8,33). Até o espanto das mulheres é colocado no final (o original segundo Cipriani) do Evangelho de Marcos ( Mc 16,8) para reiterar aquele espanto, feito em igual medida de alegria e medo, diante do rosto de Jesus Cristo.

«Tudo isto cria um clima de espera, de questionamento contínuo em relação a Jesus, que se expressa sobretudo nas atitudes de surpresa, de espanto sempre renovado das pessoas, incluindo os seus discípulos [mesmo aqueles que virão depois: «Tudo isto Marcos ele não o faz para narrar uma história do passado" (p. 20), repete Cipriani], diante do que faz ou diz" (p. 7), ou às vezes até na sua simples presença (ver pp. 11-12). ).

Arquivo 30Dias – 09/2001

Fonte: http://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF