Translate

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

CRISTANDADE: Os sacramentos de Jesus e das crianças

Bento XVI dá a comunhão a uma criança na Basílica de San Lorenzo Fuori le Mura, Roma
[© Osservatore Romano] | 30Giorni

Os sacramentos de Jesus e das crianças

O prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, no L'Osservatore Romano de domingo, 8 de agosto, afirma que hoje é ainda mais necessário antecipar a idade da primeira comunhão.

do Cardeal Antonio Cañizares Llovera

Há cem anos, com o decreto Quam singulari , Pio Esta disposição implicou uma mudança muito importante na prática pastoral e na concepção habitual da época, que por diversas razões atrasou este acontecimento tão fundamental para o homem.

Com este decreto Pio a vida de todos os batizados, inclusive das crianças. Ao mesmo tempo, sublinhou e lembrou a todos o amor e a predileção de Jesus pelas crianças, pois ele, além de se tornar criança, manifestou o seu amor por elas com gestos e palavras, a ponto de dizer: «Se vocês não se tornarem como filhos, não entrareis no reino dos céus”; «Deixai vir a mim as crianças, não as impeçais: de facto o reino de Deus pertence aos que são como elas». Eles são sempre amigos muito especiais do Senhor.

Com a mesma predileção, o mesmo olhar amoroso e a mesma atenção e solicitude especial, a Igreja olha, acompanha, cuida e preocupa-se com as crianças. Por isso, como mãe amorosa, espera que os seus pequenos filhos, os primeiros no reino dos céus, participem em breve, com a devida disposição, do melhor e maior presente que Jesus nos deixou na sua memória: o seu corpo e a sua sangue, o pão da vida. Graças à sagrada comunhão, o próprio Jesus, Filho único de Deus, entra na vida de quem o recebe e nele passa a residir.

Não há amor maior, nem presente maior. Este é um presente de amor que vale mais do que qualquer outra coisa na vida de qualquer homem. Estar com o Senhor; que o Senhor esteja em nós, dentro de nós; que nos alimenta e nos sacia; pega-nos pela mão e guia-nos; que ele nos reanima e que permaneçamos fiéis na comunhão e na amizade com ele: é sem dúvida a coisa maior, mais gratificante, mais alegre que pode acontecer. Como, então, as crianças podem adiar este encontro com Jesus, visto que são os seus melhores amigos, aqueles que são amados de modo especial por Deus Pai, objeto do cuidado especial da Igreja, a santa mãe?

A primeira comunhão dos filhos é como o início de um caminho junto com Jesus, em comunhão com Ele: o início de uma amizade destinada a durar e a fortalecer-se com Ele por toda a vida; o início de um caminho, porque com Jesus, unidos sem separar, caminhamos bem e a vida torna-se boa e alegre; com ele dentro de nós sem dúvida poderemos ser pessoas melhores. A sua presença entre nós e conosco é luz, vida e pão de caminho. O encontro com Jesus é a força que necessitamos para viver com alegria e esperança.

Não podemos, atrasando a primeira comunhão, privar as crianças - a alma e o espírito das crianças - desta graça, obra e presença de Jesus, deste encontro de amizade com Ele, desta participação singular do próprio Jesus e deste alimento do céu na para amadurecer e assim alcançar a plenitude. Todos, principalmente as crianças, precisam do pão que desceu do céu, porque a alma também deve ser nutrida, e as nossas conquistas, a ciência, as técnicas não bastam, por mais importantes que sejam. Precisamos que Cristo cresça e amadureça em nossas vidas.

Isto é ainda mais importante nos momentos que vivemos e é especialmente importante para as crianças, cuja grandeza, pureza, simplicidade, “santidade”, atitude para com Deus e amor que as constituem são, infelizmente, frequentemente manipuladas e destruídas. As crianças vivem imersas em mil dificuldades, rodeadas por um ambiente difícil que não as encoraja a ser o que Deus quer delas; e muitas vítimas de crises familiares. Neste clima, o encontro, a amizade, a união com Jesus, a sua presença e a sua força são ainda mais necessários para eles. São, sem dúvida, graças à sua alma imaculada e aberta, os que estão mais dispostos a este encontro.

O centenário do decreto Quam singulari é uma ocasião providencial para recordar e insistir em fazer a primeira comunhão quando as crianças atingem a idade de usar a razão, que hoje parece até ter sido antecipada. A prática cada vez mais introduzida de aumentar a idade da primeira comunhão não é, portanto, recomendável. Pelo contrário, é ainda mais necessário antecipá-lo. Diante do que acontece com as crianças e de um ambiente tão adverso em que não devemos privá-las do dom de Deus: pode ser, é a garantia do seu crescimento como filhos de Deus, gerado pelos sacramentos da iniciação cristã no ventre da santa mãe Igreja. A graça do dom de Deus é mais poderosa do que as nossas obras, os nossos planos e programas.

Quando Pio Hoje devemos acompanhar esta mesma antecipação do tempo com uma nova e vigorosa pastoral de iniciação cristã. As linhas traçadas pelo Catecismo da Igreja Católica, pelo diretório geral da catequese e pelo diretório das missas infantis são um guia essencial nesta nova ou renovada pastoral de iniciação cristã tão fundamental para o futuro da Igreja, mãe que, com a ajuda da graça do Espírito gera e amadurece os seus filhos através dos sacramentos da iniciação, da catequese e de toda a ação pastoral que a acompanha.

Por isso, não fechemos os ouvidos às palavras de Jesus: “Deixai vir a mim as crianças, não as impeçais”. Ele quer estar neles e com eles, porque «o reino de Deus pertence aos filhos e aos que são como eles».

Arquivo 30Dias - 08/09 - 2010

Fonte: http://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF