Translate

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

O Papa convida você a experimentar a beleza de ter Jesus como amigo

Antoine Mekary | ALETEIA

I.Media - publicado em 25/08/24

O Papa Francisco garantiu aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro que quanto mais aderimos ao Evangelho e aos sacramentos, mais percebemos que Ele tem “palavras de vida eterna”.

“Não é fácil seguir o Senhor”, mas “quanto mais nos aproximamos Dele (…), mais experimentamos a beleza de tê-lo como amigo”, disse o Papa Francisco durante a oração do Angelus na janela do Vaticano. Palácio Apostólico em 25 de março. Agosto de 2024.

Voltando ao Evangelho deste 21º Domingo do Tempo Comum ( Jo 6,60-69 ), o Pontífice argentino evocou a resposta de São Pedro, que disse a Jesus: «Senhor, para quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68).

Francisco recordou que Pedro pronunciou estas palavras “num momento crítico”, quando Jesus tinha sido abandonado por muitos dos seus discípulos. Mas os Doze permaneceram fiéis. “Ouviram-no pregar, viram os milagres que realizou e continuaram a partilhar com ele os momentos públicos e a intimidade da vida quotidiana”, dizem-nos os Evangelhos.

«Os discípulos nem sempre compreendem o que o Mestre diz e faz; às vezes é-lhes difícil aceitar os paradoxos do seu amor, as exigências extremas da sua misericórdia, a radicalidade com que se entrega a todos», reconheceu o Papa.

Com efeito, «as opções de Jesus muitas vezes ultrapassam a mentalidade comum, ultrapassam os próprios cânones da religião e das tradições institucionais, a ponto de criar situações provocativas e embaraçosas. Não é fácil segui-lo», explicou o Bispo de Roma.

Mas, apesar de tudo, os apóstolos só encontraram em Jesus «a resposta à sede de vida, de alegria e de amor que os move; só através dele experimentaram a plenitude de vida que procuram, para além dos limites do pecado e até da morte». " Referindo-se de passagem à traição de Judas, o Papa sublinhou que “todos menos um, apesar de muitas quedas e arrependimentos, permanecerão com Ele até ao fim”.

Salientando que ainda hoje “não é fácil seguir o Senhor, compreender o seu modo de agir, fazer nossos os seus critérios e os seus exemplos”. Mas Francisco garantiu aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro: “quanto mais aderirmos ao seu Evangelho, recebermos a sua graça nos sacramentos, permanecermos na sua companhia na oração, imitá-lo na humildade e na caridade, (…) mais nós perceba que somente Ele tem 'palavras de vida eterna'."

Fonte: https://es.aleteia.org/2024/08/25/el-papa-invita-a-experimentar-la-belleza-de-tener-a-jesus-como-amigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF