Translate

domingo, 13 de outubro de 2024

Presbíteros-discípulos

Presbíteros-discípulos (AJN1)

PRESBÍTEROS-DISCÍPULOS

Dom João Santos Cardoso
Arcebispo de Natal (RN)

O Documento de Aparecida (DAp 199) afirma que “o Povo de Deus sente a necessidade de presbíteros-discípulos: que tenham uma profunda experiência de Deus, configurados com o coração do Bom Pastor, dóceis às orientações do Espírito, que se nutram da Palavra de Deus, da Eucaristia e da oração”. No parágrafo 201, acrescenta: “A primeira exigência é que o pároco seja um autêntico discípulo de Jesus Cristo, porque só um sacerdote enamorado do Senhor pode renovar uma paróquia. Mas, ao mesmo tempo, deve ser um ardoroso missionário que vive o constante desejo de buscar os afastados e não se contenta com a simples administração.” 

Essas duas passagens revelam a necessidade urgente de presbíteros que, mais do que administradores, executores de ritos e de atividades, sejam discípulos de Jesus e missionários ardorosos do mistério do Reino de Deus, comprometidos com a transformação da realidade à luz do Evangelho. Mas, então, o que significa ser discípulo? 

A palavra “discípulo” é comumente usada para designar um aluno ou seguidor de uma doutrina. No contexto cristão, porém, esse conceito vai além: o discípulo de Cristo não é alguém que apenas aprende uma doutrina e torna-se capaz de ensiná-la, mas alguém que estabelece uma relação pessoal de amizade profunda com o Mestre. Na antiguidade, os mestres formavam discípulos para que aprendessem e propagassem suas ideias. Contudo, Jesus rompe com esse paradigma. Ele não chama os discípulos para aderir a uma doutrina, ideias, ideologia ou conjunto de leis, mas os convida a se encontrarem com Ele e estabelecerem uma comunhão viva com Sua pessoa (DAp 131-133). 

O discipulado cristão tem dois elementos essenciais: não é o discípulo que escolhe o mestre, mas é o próprio Mestre quem escolhe seus discípulos; além disso, os discípulos são chamados para estar com o Senhor e participar de Sua missão (DAp 131). Quando Jesus convida os discípulos de João Batista, “Vinde e vede” (Jo 1,39), Ele não está chamando-os para aprender uma doutrina, mas para viver em comunhão com Ele. O discipulado, portanto, exige uma entrega total e liberdade interior para seguir o Mestre aonde Ele for (Mt 19,16-26). 

A relação entre o discípulo e Jesus é uma participação viva no mistério de Sua relação trinitária. Na parábola da videira e dos ramos (Jo 15,1-8), Jesus descreve esse vínculo profundo. Ele não quer que sejamos apenas servos, mas amigos e irmãos, compartilhando de Sua vida divina e da missão de transformar o mundo. Essa amizade com Jesus transforma o discípulo, moldando sua vida e suas motivações, de modo que ele possa fazer novas todas as coisas (DAp 132). 

Ser discípulo implica também carregar a cruz, assim como o próprio Cristo a carregou. A esse respeito, Jesus é muito claro: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8,34). A renúncia e o sacrifício fazem parte do caminho do discípulo (DAp 140). Em um mundo que valoriza o prazer e a busca pelo conforto, o chamado de Jesus ao sacrifício pode parecer estranho. No entanto, essa entrega é o que dá sentido à vida cristã, pois é na doação de si que o discípulo encontra a verdadeira vida. 

Embora o discipulado comporte a cruz, ele também é marcado pela profunda alegria de ter encontrado o Senhor. O Documento de Aparecida lembra que “ser cristão não é uma carga, mas um dom” (DAp 23). A verdadeira alegria do discípulo nasce do encontro com Jesus, que dá sentido à vida e à missão. Essa alegria não é superficial, mas enraizada na fé, e se expressa em cada ato de amor e serviço ao próximo (DAp 32). 

Fonte: https://www.cnbb.org.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF