Translate

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Caridade e Advento: uma atitude a preservar durante todo o ano

Veja | Obturador

Mónica Muñoz - publicado em 28/11/24

O Advento nos prepara para receber o Natal e a atmosfera permeia sentimentos de paz, amor e vontade de fazer caridade. Eu gostaria que essa atitude durasse o ano todo.

São João Paulo II disse na audiência geral de 29 de novembro de 1978 : “Advento significa ‘vinda’. Portanto, devemos nos perguntar: quem é aquele que vem? Ele mesmo responde que até as crianças sabem que é Jesus quem vem para elas e para todos os homens.

O querido São João Paulo II insiste que esta realidade deve recordar-nos que o centro do Natal é o nascimento de Cristo, Deus feito homem, e que “o cristianismo não é apenas uma “religião do Advento”, mas o próprio Advento.

O cristianismo vive o mistério da vinda real de Deus ao homem e, a partir desta realidade, pulsa e pulsa constantemente. Esta é simplesmente a própria vida do Cristianismo.

A caridade é a virtude do Advento

Esta vinda do Senhor Jesus leva-nos às suas origens humildes; e talvez por isso despertem sentimentos de gentileza, empatia e solidariedade. Em suma, a caridade está presente e surge em nós o desejo de ajudar os mais vulneráveis.

Talvez o facto de todos recebermos mais dinheiro, presentes e comida abundante desempenhe um papel; e o espírito festivo invade todos os ambientes para amolecer até os corações mais endurecidos.

Portanto, o amor ao próximo se percebe na mudança de atitudes, na gentileza no tratamento ao próximo, no desapego e na generosidade para compartilhar o que temos.

Advento e caridade o ano todo

Diante do exposto, podemos nos perguntar: não valeria a pena manter essas atitudes o ano todo?

Se, como assegurou São João Paulo II, o Cristianismo é o próprio Advento, não é verdade que devemos ser cristãos comprometidos com o Evangelho 365 dias por ano?

A caridade, portanto, como virtude do Advento, deve estar presente em nosso cotidiano, ações, palavras, intenções e atitudes, porque Jesus historicamente nasceu uma vez na manjedoura de Belém, mas sobrenaturalmente está sempre conosco.

Que o Senhor nos ajude a preservar os nossos corações num Advento quotidiano.

Para ajudar a Aleteia: https://es.aleteia.org/apoya-a-aleteia/?utm_medium=box&utm_campaign=autumn2024&utm_content=inread_banner&utm_source=fr_aleteia

Fonte: https://es.aleteia.org/2024/11/28/caridad-y-adviento-una-actitud-para-conservarse-todo-el-ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF