Translate

sábado, 9 de novembro de 2024

O segredo para ter um lar feliz, segundo Chesterton

Zoteva | Obturador

Karen Hutch - postado em 07/11/24

A casa é o refúgio mais importante para cada família, por isso vamos ensinar-lhe como tornar a sua casa feliz com a ajuda do conhecido filósofo Chesterton.

A casa, sua estrutura e decoração não fazem o lar, mas sim quem nela mora. A família é quem transmite e mantém o calor para fazer de um lugar um espaço seguro e melhor do mundo, criando um clima caseiro que satisfaz. 

GK Chesterton dedicou vários de seus escritos a falar sobre família, amor, trabalho e lar. Em uma de suas anedotas ele compartilhou que não há lugar melhor no mundo do que o lar, acrescentando este ponto muito atual:

“De todas as ideias modernas geradas pela riqueza, a pior de todas é a ideia de que a vida doméstica é monótona e pacífica.”

Nisto ele nos conta como a era moderna nos fez acreditar que a casa é chata e não vale a pena, pois pode ser cansativo fazer um esforço e até monótono, então essa ideia moderna faz com que as casas sejam destruídas, buscando soluções mais fáceis e formas mais estimulantes fora da família e de casa. 

Casa é um lugar seguro

PeopleImages.com - Yuri A

O diabo se encarregou de destruir o que há de mais valioso, que é a família. Astuciosamente, ele tenta desmoronar casas e depois destruí-las completamente; Por isso devemos fortalecer o nosso lar com a ajuda de Deus, restabelecendo a paz e fortalecendo os laços familiares, cada um assumindo a sua posição. 

Chesterton acrescenta que o lar “é um paradoxo, pois é maior por dentro do que por fora. E a tarefa nele realizada é nada menos que a formação dos corpos e das almas da humanidade”.

Não há nada melhor do que o lar para nos nutrir, confortar e formar a nossa própria identidade, sem cair nas armadilhas do mundo que no final das contas nos transformam em escravos. Aqui estão os segredos para tornar sua casa um lar feliz.

1 - Ouça e veja para seus filhos

A Chesterton se propõe a estar presente no desenvolvimento e no cuidado das crianças, pois atualmente muitas crianças e jovens crescem sozinhos e sem um guia que lhes indique o caminho certo. 

2 - Equilíbrio entre trabalho e família

Todos os esforços no trabalho e no que fazemos fora de casa devem ser direcionados para o bem da família, por isso é importante estabelecer um equilíbrio, dar maior atenção ao que realmente importa. 

3 - Supere o ódio com amor

O lar deve ser visto como um lugar especial onde devemos evitar gritos, repreensões e raiva de toda a família, desta forma estaremos evitando que o maligno cause feridas na família. Tenha cuidado ao falar com seus irmãos, pais e filhos.

4 - Oração familiar

Foto Pixel | Obturador

“Família que reza unida permanece unida”. Se quisermos manter a unidade familiar, é importante combinarmos um momento de oração juntos, para que possam fortalecer a alma de cada membro e enfrentar as tribulações. 

5 - Ajuda comum

Cuidar e colocar-se a serviço do próximo significa cuidar de cada membro da família, o que significa que todos podem ajudar a partir de sua posição e papel familiar. Isso manterá a casa em ordem.

6 - Façam atividades juntos

O tempo de qualidade em família é de extrema importância, desde reunir-se para conversar, jogar um jogo de tabuleiro, fazer uma noite de cinema ou fazer um piquenique no parque, entre muitas outras atividades que irão aproximar vocês.

Fonte: https://es.aleteia.org/2024/11/07/el-secreto-para-tener-un-hogar-feliz-segun-chesterton

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF