Translate

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Primeira exposição de arte sacra da arquidiocese de Brasília contempla o mistério da Encarnação

Cardeal Paulo Cezar Costa na primeira exposição de arte sacra da arquidiocese: “E se fez Carne – O mistério da presença do Divino no humano" | Neto Lima

Por Monasa Narjara*

13 de fevereiro de 2025

O arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, visitou ontem (12) a primeira exposição de arte sacra da arquidiocese: “E se fez Carne – O mistério da presença do Divino no humano“, baseado na contemplação do mistério da Encarnação de Jesus. “É a beleza da arte que quer falar ao ser humano de hoje, que quer nos fazer tocar o mistério do Transcendente”, disse o cardeal.

A mostra organizada pela Companhia Cultural e Artística (CCA) da arquidiocese de Brasília começou no dia 1º de fevereiro e traz “uma coleção diversificada de obras que transitam entre o tradicional e o contemporâneo, evidenciando a rica produção de arte sacra existente na capital federal”, diz a CCA.

"Menino Jesus na Manjedoura” - obra do policromista Toninho Douramento. Foto: Neto Lima

Segundo o presidente da Companhia Cultural e Artística, padre Gustavo Xavier, Brasília ainda é uma cidade jovem, em um processo de descoberta de sua tradição e identidade. “O objetivo desta exposição é mapear os artistas de Brasília, falar sobre o que está sendo produzido aqui, e, sobretudo, falar de Deus por meio da arte, usando uma linguagem própria D’Ele, simbólica e artística”, disse Xavier.

As peças da exposição são inspiradas no estilo “barroco brasileiro, iconografia bizantina, ilustração moderna e composição florentina” e mostram imagens “da devoção cristã, como Nossa Senhora do Rosário, Menino Jesus de Praga, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Pantocrator, São José e a Sagrada Família”. Segundo o CCA, estas “obras refletem a profundidade espiritual e a diversidade técnica dos artistas selecionados pela Companhia, muitos dos quais seguem o legado das irmãs de santa Marcelina, precursoras da arte religiosa em Brasília desde a década de 1980”.

Presépio. Foto: Neto Lima

A exposição “E se fez Carne – O mistério da presença do Divino no humano” é gratuita e acontece até o dia 23 de fevereiro no Espaço Oscar Niemeyer, próximo à Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios em Brasília, de terça a sexta-feira das 9h às 18h e no fim de semana das 9h às 17h.

Foto: Neto Lima

*Monasa Narjara é jornalista da ACI Digital desde 2022 e foi jornalista na Arquidiocese de Brasília entre 2014 a 2015.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/61291/primeira-exposicao-de-arte-sacra-da-arquidiocese-de-brasilia-contempla-o-misterio-da-encarnacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF